Folha Online
Biblioteca Folha
21. As Cidades Invisíveis - Textos publicados na Folha

Livro de Italo Calvino vai te dar um belo arrepio na inteligência

(publicado em 15/01/2001)

LUÍS AUGUSTO FISCHER
Especial para a Folha

Tomemos o seu caso, leitor: depois das leituras de narrativa que você fez até a 8ª série --aqueles livrinhos cheios de aventuras e tal--, você já leu (digamos) uns oito romances. Um Alencar, "O Cortiço", um Lima Barreto, talvez um Graciliano, provavelmente "Vidas Secas". Tudo por exigência da escola, naturalmente. Sei, sei, não dá tempo pra ler muita coisa. Mas ficou nisso, não foi? Com sorte, leu um Dickens e a "Odisséia" recontada.

E teve o caso daquele livro obrigatório do Machado de Assis. Era "Dom Casmurro", você entrou com força na leitura, a prova seria na segunda-feira, já era sábado. O entusiasmo arrefeceu em seguida: a história parecia não andar muito, o narrador entrava em devaneios incompreensíveis, e você querendo ação, quem namorou quem, quando é que a Capitu deu pro Bentinho, como foi que a mãe dele ficou sabendo. E o livro ali, dando voltas e despistando. E já um amigo ligava acertando a festa de logo em seguida.

É da vida, acontece isso mesmo (o problema é que, depois, pouca gente, quando adulta e cheia de prazos, volta a ler o que deixou pra trás). Mas você, que encarou o desafio de uns dez romances, está apto a tentar uma leitura sensacional: "Se um Viajante numa Noite de Inverno", do italiano Italo Calvino.

Resumo: um leitor compra um livro --esse mesmo, do Calvino--, chega em casa e começa a ler. Quando quer entrar no segundo capítulo, percebe que o exemplar que tem em mãos tem falhas na impressão. Resolve voltar à livraria para trocá-lo. Chegando lá, fica sabendo que isso aconteceu com outros; e o atendente avisa que aquela história que ele começou a ler pertence de fato a outro livro. Vai até a estante fazer a troca e encontra uma leitora interessante, que também está trocando o seu exemplar.

Esse é o começo da história, que segue por meandros insuspeitáveis, todos relacionados a livros que apenas começam, a autores cretinos e a tradutores maldosos, tudo temperado com um certo lance amoroso com aquela leitora. Agora vai lá, experimenta.

E-mail: fischerl@uol.com.br

Se um Viajante numa Noite de Inverno
Autor: Ítalo Calvino
Editora: Cia das Letras
Quanto: R$ 26,50, em média

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.