Folha Online
Biblioteca Folha
23. A Mulher Desiludida

Rede conta vida e obra de Beauvoir

(publicado em 09/01/2002)

HELOISA HELENA LUPINACCI
Da reportagem local

Páginas relatam detalhes e trazem imagens de casais vanguardistas

Muitos motivos fazem com que Simone de Beauvoir seja conhecida mundialmente: autora de "O Segundo Sexo" (1949, R$ 43, em www.submarino.com.br), um dos livros mais lidos e citados pelas feministas, ela também se tornou famosa por seu longo relacionamento com o filósofo Jean-Paul Sartre.

Para conhecer o teor das críticas que Beauvoir faz à sociedade machista, pode-se ler "O Segundo Sexo" on-line em www.marxists.org/reference/subject/
philosophy/works/fr/2ndsex.htm
, que traz link para um interessante artigo em que Sartre relaciona o marxismo com o existencialismo.

Biografia

A vida de Beauvoir, que nasceu exatamente há 94 anos, em 9 de janeiro de 1908 e morreu em 1986, sua produção intelectual e seu relacionamento com Sartre são os temas abordados em http://zonanon.com/abc/beauvoir.html, que além de estar em português, traz informações valiosas e separadas de forma bastante didática.

A influência de Sartre no pensamento de Beauvoir está descrita em

www.trincoll.edu/depts/phil/philo/phils/beauvoir.html. O site conta a vida da filósofa dando ênfase à relação intelectual e emocional com Sartre.

Há quem acredite que foi justamente a influência de Sartre que teria rendido a Beauvoir o título de existencialista. Em www.tameri.com/csw/exist/debeauv.html, o internauta descobre mais sobre o existencialismo e porque a filósofa é considerada existencialista.

O relacionamento entre Sartre e Beauvoir foi bastante polêmico: apesar de passarem quase meio século juntos, eles nunca habitaram a mesma casa. Além disso, mantinham um romance aberto: durante muito tempo, ambos tiveram amantes.

Em www.thecry.com/existentialism/debeauvoir/index.html, o internauta encontra citações célebres da filósofa, além de imagens dela com Sartre.

Outra interessante fonte de informação, que aborda um aspecto polêmico da vida dessa marcante mulher, é www.film-philosophy.com/vol3-1999/n14pisters, que trata da bissexualidade e analisa, em alguns parágrafos, o comportamento sexual de Beauvoir, que teria tido uma companheira durante muitos anos.

Em vida, ela escreveu várias autobiografias, entre elas: "Memórias de Uma Moça Bem-Comportada" (1958), "A Força da Idade" (1960) e "A Cerimônia do Adeus". Todos os títulos podem ser comprados na internet em sites como www.saraiva.com.br ou www.amazon.com.br.

Se quiser os títulos no original, confira em www.fnac.com.

Outros casais

Além de Sartre e Beauvoir, há outros casais célebres que, de alguma forma, influenciaram cultural e politicamente o momento histórico em que viveram.

Um exemplo brasileiro é o casal Olga Benário e Luis Carlos Prestes. Para conhecer o trágico fim da história de Olga, que nasceu na Alemanha, envolveu-se logo cedo com o Partido Comunista e, quando veio ao Brasil em uma missão política, apaixonou-se pelo revolucionário Luis Carlos Prestes, vá até o site www.culturabrasil.pro.br/olga.htm.

Outra dupla brasileira é Patrícia Galvão e Oswald Andrade. O casal se conheceu no final da década de 20 e atuou no grupo de esquerda do movimento antropofágico.

Também ligados à arte e à política, os mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera fazem parte do rol de casais revolucionários que marcaram a história.

Na página www.fridakahlo.it, pode-se conhecer a história de Kahlo, que, além de casar-se duas vezes com Rivera, teve como amantes Leon Trótsky e a mulher de André Breton. Para conhecer a vida de Rivera, o internauta deve passar em www.fbuch.com/diego.htm, que intercala texto e imagens dos trabalhos do artista e conta mais sobre a participação do casal na política mexicana.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.