Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"Trópico de Câncer" é o título do próximo domingo na coleção

(20/07/2003)

da Folha de S.Paulo

"Trópico de Câncer", de Henry Miller, é o lançamento do próximo domingo na Biblioteca Folha. No seu lançamento, em 1934, o livro foi tachado de pornográfico e obsceno. Esteve proibido durante décadas nos Estados Unidos, país de origem de Miller.

Hoje, o romance é considerado uma das obras-primas da literatura do século 20.

É um livro fortemente autobiográfico, como aliás quase toda a obra do escritor. A narrativa é fruto das experiências de Miller na Europa (sobretudo em Paris), onde viveu como boêmio nos anos 20 e 30, entre as duas trágicas guerras mundiais.

O romance não tem uma história linear. É um fluxo fascinante de episódios, descrições, personagens e reflexões, atravessado por uma intensa e quase mística sensualidade.

Henry Valentine Miller nasceu em Nova York em 1891. Era filho de um alfaiate. Trabalhou com lixeiro, coveiro e telegrafista. Aos 33 anos, resolveu dedicar-se apenas à literatura. Mudou-se para Paris em 1930. "Trópico de Câncer" é o seu primeiro livro.

A Segunda Guerra levou Miller de volta aos EUA, em 1940. Ele só alcançaria a celebridade em seu país ao ser redescoberto pelos jovens rebeldes dos anos 50 e 60, que com ele comungavam as idéias de liberação individual e aversão à hipocrisia burguesa.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.