Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

Biblioteca Folha: "Cem Anos de Solidão" é o próximo livro

(03/08/2003)

da Folha de S.Paulo

"Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, uma das obras-primas da literatura latino-americana, chega às bancas no próximo domingo. É o 10º volume da coleção Biblioteca Folha, que vai reunir no total 30 dos melhores romances do século 20.

Publicado em 1967, "Cem Anos de Solidão" foi um sucesso imediato de crítica e de público. Quinze anos depois, García Márquez ganharia o Prêmio Nobel de Literatura.

O romance conta a história da família Buendía, condenada a viver um século de solidão e a enfrentar, geração após geração, uma realidade difícil e truculenta, à beira da destruição.

A cidade de Macondo é o palco onde se desenrola a trajetória dos Buendía e onde García Márquez representa alegoricamente a história da Colômbia e da América Latina, com seus tiranos, sua miséria, sua violência, seu misticismo e seus absurdos cotidianos.

A narrativa de García Márquez mistura a descrição mais crua com situações e personagens os mais fantásticos, tal como um grupo de homens que é seguido por um cortejo de borboletas.

García Márquez nasceu em 6 de março de 1928, em Aracataca (Colômbia). Começou a estudar direito, mas logo trocou a universidade pelo jornalismo. Em 1955, se tornou correspondente na Europa do jornal "El Espectador". Em 1958, publicou seu primeiro livro de ficção, "Ninguém Escreve ao Coronel".

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.