Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

Biblioteca Folha: Obra-prima de Italo Svevo chega no próximo domingo

(17/08/2003)

da Folha de S.Paulo

"A Consciência de Zeno" é a obra-prima do italiano Italo Svevo e um dos principais romances do século 20. Publicado em 1923, só obteve repercussão depois que James Joyce, amigo de Svevo, apresentou o livro à crítica francesa, que consagrou o escritor.

Zeno é um empresário que decide passar a limpo o seu inconsciente no divã de um psicanalista. Pouco a pouco, vai recapitulando toda a sua existência, dos pequenos detalhes às maiores ansiedades. Traz à consciência a multidão de erros, fraquezas e tormentos que compõem sua vida: um casamento infeliz, um trabalho medíocre, a incapacidade de parar de fumar, a impotência para eleger um outro destino para si mesmo.

A psicanálise, então uma nova teoria, inspirou a construção de "A Consciência de Zeno". Ao mesmo tempo, o romance é uma espécie de sátira das idéias de Freud -pensador que Svevo traduziu para o italiano.

Italo Svevo (pseudônimo de Ettore Schmitz) nasceu em 1861, em Trieste, cidade italiana que na época pertencia ao Império Austro-Húngaro. Antes de "A Consciência de Zeno", publicou "Uma Vida" (1892) e "Senilidade" (1898). Morreu em 1928, depois de um acidente de carro.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.