Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

Próximo livro da "Biblioteca Folha" cai no vestibular da Unicamp

(26/08/2003)

da Folha Online

"Angústia", de Graciliano Ramos, o próximo livro da "Biblioteca Folha", que, semanalmente, oferece um clássico do século 20 aos leitores da Folha de S.Paulo, é obrigatório no vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O livro será lançado no próximo domingo, dia 31, e pode ser encontrado nas bancas de todo o país. Assinantes da Folha têm condições especiais para adquirir toda a coleção, que tem 30 livros e vai até o final do ano.

"Angústia" foi lançado em 1936, ano em que Graciliano Ramos foi preso pelo regime do governo Getúlio Vargas, sob a acusação de subversão. Até hoje, o livro é obra de referência na literatura nacional.

Nele, o funcionário público e escritor frustrado Luís da Silva confessa de forma desesperada um homicídio. A vítima, Julião Tavares, havia conquistado a mulher que Luís amava. O texto é construído de forma caótica e reflete o estado mental de um homem feio que se apaixonara por uma jovem "de cabelos de milho, unhas pintadas, beiços vermelhos e o pernão aparecendo", segundo o próprio livro. Humilhado, o protagonista se vinga com palavras.

Vestibular

"Angústia" está na lista dos livros exigidos para os vestibulares da Unicamp dos anos de 2004, 2005 e 2006. O livro, na verdade, tem sido mantido desde relações anteriores.

A lista da Unicamp contempla os seguintes livros: "O Velho da Horta" (Gil Vicente), "A Brasileira de Prazins" (Camilo Castelo Branco), "Os cus de Judas" (Antonio Lobo Antunes), "O Demônio Familiar" (José de Alencar), "Brás, Bexiga e Barra Funda" (Alcântara Machado), "Angústia" (Graciliano Ramos), "Várias Histórias" (Machado de Assis), "Vestido de Noiva" (Nelson Rodrigues) e "Manuelzão e Miguilim" (Guimarães Rosa).

Os livros são utilizados nas questões de literatura portuguesa e brasileira, além de ajudar na formulação de questões, em prosa e poesia, segundo a comissão do vestibular. Por isso, a importância da literatura.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.