Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"Sidarta" é o próximo livro da "Biblioteca Folha"

(14/09/2003)

da Folha de S.Paulo

Prêmio Nobel de Literatura em 1946, o escritor de origem alemã Herman Hesse foi um dos autores mais admirados pela juventude rebelde das décadas de 50, 60 e 70, com sua crítica ao modo de vida do Ocidente.

Entre os romances cultuados de Hesse estão "O Lobo da Estepe" (1927), "Narciso e Goldmund" (1930), "O Jogo das Contas de Vidro" (1943) e sobretudo "Sidarta" (1922), que a Biblioteca Folha publica no próximo domingo.

Sidarta, o personagem central do livro, tem história semelhante à de Buda. Nascido na Índia, no século 6º a.C., de família rica, abandona a vida luxuosa e sai em peregrinação pelo país. Descobre a miséria e o sofrimento, bem como o prazer intenso, para enfim alcançar a iluminação interior.

Hesse nasceu em 1877, na Alemanha, filho de missionários protestantes.

Revoltou-se contra os pais quando estes quiseram transformá-lo em pastor. Foi viver na Suíça, trocando de nacionalidade. Ali trabalhou como livreiro e publicou suas primeiras obras.

Mais tarde, mudou-se para a Índia e converteu-se ao budismo. Foi um ardoroso pacifista. Morreu em 1962, aos 85 anos, em Montagnola (Suíça).

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.