Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"Morte em Veneza" é o livro do próximo domingo

(28/09/2003)

da Folha de S.Paulo

A tensão entre arte e vida marca a obra de Thomas Mann e particularmente a novela "Morte em Veneza", que a Biblioteca Folha publica no próximo domingo.

No livro, ambientado no começo do século 20, o escritor Gustav von Aschenbach, consagrado em seu país, mas em crise com a existência ascética e austera que levava, decide passar as férias de verão em Veneza. Lá, apaixona-se platonicamente por um adolescente, Tadzio, que para ele é a perfeição encarnada.

A paixão de Aschenbach, insuflada por reminiscências da cultura grega, vai lentamente dissolvendo a racionalidade do escritor, enquanto uma epidemia de cólera toma conta de Veneza. Num mundo em agonia, Tadzio é como a encarnação da beleza ideal que o escritor buscara na arte durante toda a sua vida.

Thomas Mann é um dos maiores autores do século 20. Nasceu em 1875, em Lübeck (Alemanha). Sua mãe, Julia, era brasileira de ascendência alemã. Seu pai, um rico homem de negócios. Com "A Montanha Mágica" (1924), Mann firmou-se como um dos autores mais importantes de sua época. Em 1929, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

A chegada de Adolf Hitler ao poder, em 1933, levou o escritor a mudar-se para a Suíça, onde morreria em 1955.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.