Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

Coleção traz Joyce no próximo domingo

(26/10/2003)

da Folha de S.Paulo

"Os Dublinenses", de James Joyce, é o lançamento do próximo domingo da coleção Biblioteca Folha. Publicado pela primeira vez em 1914, o livro é considerado um dos maiores conjuntos de contos da literatura moderna.

Nele, Joyce descreve personagens comuns e situações cotidianas de Dublin. Apesar disso, o livro foi objeto de polêmica por sua abordagem sem sentimentalismos da vida na conservadora e católica Irlanda. Na época o país fazia parte do Império Britânico -a independência só ocorreria depois da guerra de 1922-1923.

O escritor definiu "Os Dublinenses" como "uma história moral da Irlanda". Cada conto exibe o universo interior de um personagem, mesclando-o aos fatos exteriores. Um dos contos do livro, "Os Mortos", foi filmado pelo cineasta americano John Huston.

James Joyce nasceu em 1882, em Dublin. Seu primeiro livro foi uma coletânea de poemas, "Música de Câmara". Alcançou a fama internacional com "Ulisses", frequentemente citado como o maior romance do século 20.

Durante 17 anos, trabalhou em sua última obra, "Finnegans Wake", lançada em 1939. Joyce morreu em Zurique (Suíça), em 1941.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.