Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

Marcel Proust é o próximo lançamento

(16/11/2003)

da Folha de S.Paulo

"No Caminho de Swann", de Marcel Proust, é o romance do próximo domingo da Biblioteca Folha. O livro é o volume inicial do ciclo romanesco "Em Busca do Tempo Perdido", publicado entre 1913 e 1927, e frequentemente citado como uma das maiores criações literárias de todos os tempos.

Em "No Caminho de Swann", o narrador, deixando-se transportar pela memória, inicia a reconstituição de sua vida. Conta sobre sua infância, o ambiente familiar, o seu amor intenso pela mãe e os salões burgueses da provinciana Combray. Também apresenta os personagens que dominarão o ciclo romanesco, composto de oito livros -sendo o último deles "O Tempo Redescoberto".

A história de amor e ciúme protagonizada pelo rico Charles Swann e a cortesã Odette de Crécy, que com ele se casa, domina o conjunto de narrativas.

Proust nasceu em Auteuil, um subúrbio de Paris, em 1871. Filho de um médico, na juventude passou a colaborar na imprensa e frequentou os salões aristocráticos parisienses, de onde retiraria a matéria-prima de sua ficção. Morreu em 1922, em Paris.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.