Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

Clássico de Schnitzler é o próximo livro

(23/11/2003)

da Folha de S.Paulo

"Breve Romance do Sonho", um dos principais livros do austríaco Arthur Schnitzler, é o lançamento do próximo domingo da Biblioteca Folha. Foi nessa obra que Stanley Kubrick se inspirou para realizar seu último filme, "De Olhos Bem Fechados", com Tom Cruise e Nicole Kidman.

O romance é a história de um típico e exemplar casal burguês na Viena dos anos 20. Numa noite, depois de um baile, Albertine confessa ao seu marido, doutor Fridolin, uma antiga fantasia sexual. Perturbado pela história secreta de sua mulher, o médico sai para atender um paciente. A partir daí, mergulha numa série de situações estranhas em que se entrecruzam sexo e morte.

Schnitzler nasceu em 1862, em Viena. Publicou seu primeiro livro aos 18 anos. Formou-se em medicina e se dedicou à psiquiatria. Como escritor e psicólogo, antecipou em seus romances e peças as idéias de Freud. Sua precisão e audácia na descrição do comportamento humano incomodaram bastante a sociedade austro-húngara. Sua peça "A Ronda" chegou a ser proibida na Alemanha. Morreu em 1931.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.