Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"O Jovem Törless" é o próximo romance

(30/11/2003)

da Folha de S.Paulo

"O Jovem Törless", que a Biblioteca Folha lança no próximo domingo, foi o primeiro livro escrito pelo austríaco Robert Musil. Publicado em 1906, é considerado um dos clássicos do século 20.

Baseado em sua própria experiência, Musil narra os tormentos do adolescente Törless numa escola militar do antigo império austro-húngaro. Lugar de disciplina rígida e formação severa, o colégio é também o espaço onde vão se manifestando aos poucos diferentes perversões dos alunos. Por fim, todo um clima de violência e irracionalismo passa a impregnar as relações no internato. A descrição feita por Musil do ambiente doentio do colégio e dos mecanismos de ódio e dominação foi interpretada como uma antevisão do terror nazista.

Musil nasceu em 1880. Estudou engenharia e filosofia. Trabalhou como bibliotecário e editor. Lutou na Primeira Guerra Mundial.

Em 1930, lançou o primeiro tomo de sua obra-prima, "O Homem Sem Qualidades". Dois outros volumes seriam publicados (em 1933 e 1945), mas o romance permaneceu inacabado. Musil morreu em 1942, em Genebra, na Suíça, para onde se mudara após a anexação da Áustria por Hitler.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.