Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"O Fio da Navalha" é o próximo romance

(07/12/2003)

da Folha de S.Paulo

No próximo domingo, a Biblioteca Folha publica "O Fio da Navalha", do escritor britânico Somerset Maugham. O livro narra a história do jovem norte-americano Larry Darrell, que, após assistir a morte de seu melhor amigo na Primeira Guerra, retorna aos Estados Unidos decidido a abandonar a sua vida burguesa.

Ele adia o seu casamento. Parte para Paris, onde perambula por cafés. Começa a ler sobre a Índia e o Nepal, para onde acaba viajando, em busca da iluminação espiritual. O livro segue da Primeira Guerra (1914-1918) até pouco depois do crack da Bolsa de Nova York (1929). Neste período, não é apenas a vida de Darrell que muda: é uma série de valores que desmorona em todo o mundo.

Maugham nasceu em 1874, em Paris. Ficou órfão aos 10 anos e foi criado por um tio em Canterbury (Inglaterra). Fez medicina em Londres, mas abandonou esta profissão para se dedicar à literatura. Em 1908, já se tornara um famoso autor de peças teatrais.

Em 1915, lançou seu principal livro, "Servidão Humana", semi-autobiográfico. "O Fio da Navalha" foi publicado em 1944. Maugham morreu em 16 de dezembro de 1965, em Nice (França).

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.