2. O Nome da Rosa - Textos publicados na Folha
A maldição do faraó
(publicado em 31/12/1995)
Da Redação
No deserto egípcio de Sakkara é descoberto, depois de 5.000 anos, o túmulo do faraó Thamus, apelidado de Agráfico, ou seja, inimigo da escrita. Entre as testemunhas da descoberta está o jornalista português Pereira, que desaparece tão logo a tumba é aberta. Assim Umberto Eco inicia a história policial "A Maldição do Faraó", escrita a "oito mãos", com os escritores italianos Giuseppe Pontiggia, Gianni Riotta e Antonio Tabucchi.
Trata-se de um conto encadeado, em que cada autor continua a trama a partir dos conflitos e impasses deixados pelo escritor do capítulo anterior. Os quatro capítulos foram publicados na revista "Sette" do jornal "Corriere della Sera".
"Escolhi o esquema policial porque se presta melhor aos rápidos golpes teatrais (se me decidisse por um romance da memória, à la Proust, precisaríamos de uns 800 capítulos). E criei uma série de nós múltiplos e insolúveis para dificultar o jogo para os outros, como faz um bom jogador de xadrez ou de qualquer jogo que implique estratégias", declarou Eco à jornalista Valeria Numerico, que organizou a série.
Eco admite ter tido dois problemas. O primeiro foi "usar uma série de arquétipos narrativos, do segredo da pirâmide ao homicídio no quarto fechado de Edgar Allan Poe e ao triângulo amoroso de Edgar Wallace". O outro foi "inserir personagens familiares aos meus colegas, criando-lhes, porém, uma dificuldade: eles teriam que fazê-las agir num contexto diferente. Pereira é um personagem de Tabucchi, Graham Ramsey de Riotta e Antonio Vitali de Pontiggia".
Poemas e romances encadeados, escritos em grupo, são comuns na literatura. Jonathan Swift e Alexander Pope escreveram, com mais quatro membros do Scriblerus Club, um romance satírico a 12 mãos. Borges tentou, com mais quatro escritores, realizar um longo romance fantástico (inacabado): "O Homem Que Será Presidente".
No Brasil, uma das principais iniciativas de romance encadeado a várias mãos reuniu nos anos 60 em "O Mistério dos MMM" (Ediouro) um elenco de dez escritores: Rachel de Queiroz, Antonio Callado, Dinah Silveira de Queiroz, Orígenes Lessa, Viriato Corrêa, José Condé, Jorge Amado, Lúcio Cardoso, Guimarães Rosa e Herberto Salles.
|