2. O Nome da Rosa - Textos publicados na Folha
Quem são os autores
(publicado em 31/12/1995)
Da Folha de S.Paulo
Umberto Eco - 63, escritor e semiólogo, é autor de ensaios fundamentais de teoria literária e da comunicação, como "Obra Aberta" e "Apocalípticos e Integrados". Já consagrado como teórico, Eco passou a se dedicar à literatura e escreveu três romances --"O Nome da Rosa", "O Pêndulo de Foucault" e "A Ilha do Dia Anterior"--, nos quais mistura referências literárias e filosóficas às intrigas.
Giuseppe Pontiggia - 61, seu último livro é "Vite di Uomini Non Illustri" (Vidas de Homens Não Ilustres). O universo de mistério não o assombra: desde 1968, ele já o frequentava no policial metafísico "L'Arte Della Fuga" (A Arte da Fuga). Em seus romances seguintes, "Il Giocatore Invisibile" (O Jogador Invisível), "Il Raggio d'Ombra" (O Raio de Sombra) e "La Grande Sera" (A Grande Noite), utilizou elementos típicos do policial --carta anônima, espião, desaparecimento, investigação.
Gianni Riotta - 41, no elenco Eco-Pontiggia-Tabucchi Riotta tem o papel de ator jovem da companhia. Jornalista, correspondente do "Corriere della Sera em Nova York", ele é autor de um livro de contos, "Cambio di Stagione" (Mudança de Estação), e dos romances "L'Ultima Dea" (A Última Deusa) e "Ombra" (Sombra).
Antonio Tabucchi - 52, tradutor de Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade para o italiano, Tabucchi é um admirador da cultura portuguesa. Outra influência de sua obra são as narrativas de viagem de Joseph Conrad, Rudyard Kipling e Robert Louis Stevenson. Seu romance mais famoso, "Noturno Indiano", descreve o abismo existencial em que cai um escritor ao se deparar com hábitos estranhos aos ocidentais. Seu último livro, "Afirma Pereira", tem como cenário Portugal sob o regime salazarista.
|