|
2. O Nome da Rosa - Textos publicados na Folha
Umberto Eco volta ao romance medieval 20 anos depois de "O Nome da Rosa"
(publicado em 20/11/2000)
Das agências internacionais
O escritor e semiólogo italiano Umberto Eco lança nesta quarta o aguardado romance "Baudolino", sua primeira incursão ficcional à Idade Média depois de "O Nome da Rosa" (1980).
O livro, cujos direitos de publicação no Brasil foram comprados pela editora Record, durante a Feira de Livros de Frankfurt deste ano, recria a vida do santo e guerreiro fundador da cidade italiana Alessandria, onde Eco nasceu, em 1932.
O quarto romance do escritor, de 526 páginas, será lançado na Itália com 300 mil exemplares. De acordo com jornais italianos que tiveram acesso aos manuscritos de "Baudolino", o livro tem relação forte com o picaresco, gênero literário de origem espanhola em que o protagonista é marcado por sua astúcia e pelo gosto pela aventura.
O herói de Eco, Baudolino, que nasceu no final do século 12, foi definido como uma metáfora do próprio autor. Além das características picarescas também foi salientada a semelhança de "Baudolino" com "O Nome da Rosa", sobretudo a existência de uma trama de mistérios, no caso o assassinato de um rei.
|
|
Sinopse
Biografia
Contracapa
Quiz
Sites relacionados
Textos publicados na Folha
Trechos
Personagens
Livro da semana
Livro anterior
"Sargento Getúlio" Lançado: 21/12
|