Folha Online
Biblioteca Folha
3. O Amante - Textos publicados na Folha

Repercussão

(publicado em 04/03/1996)

Fábio Lucas, professor universitário e crítico literário
"A memória mais agradável que tenho dela foi o conhecimento do livro 'Moderato Cantabile'. Era a visão de um novo romance, mesmo dentro do 'Noveau Roman'. Fiquei ainda mais emocionado quando vi o filme de Peter Brook, com Jeanne Moreau, baseado no livro. Nunca vi um livro que reproduzisse tanto as emoções do livro. Com Duras se perde uma das figuras mais importantes do romance contemporâneo".

Jorge Amado, escritor
"Era um dos grandes escritores de nossa época. Não só como mulher, mas escritor em um sentido genérico. Eu a estimava muito, também por tê-la conhecido pessoalmente".

Zélia Gattai, escritora
"Estou muito triste com a notícia. Além de uma grande escritora, era uma grande personalidade, respeitada e amada por todos. Eu era uma admiradora não só de seus livros, mas também de sua postura e atitude de mulher".

Leda Tenório da Motta, professora da USP
Duras representa a força do romance francês ao feminino. Existem muitas escritoras francesas de romance, em contraposição à ausência de uma poesia feminina. Mas mesmo nos romances, Duras representava a má literatura. Vinha se dedicando a escrever best-sellers".

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.