3. O Amante - Textos publicados na Folha
Saiba mais sobre a escritora
(publicado em 27/11/1999)
FÁTIMA GIGLIOTTI
de Paris
Marguerite Donnadieu, a escritora, roteirista e dramaturga francesa Marguerite Duras, nasceu em 4 de abril de 1914, em Gia-Dihn, cidade próxima a Saigon, no Vietnã, na época Indochina. Ao receber o mais famoso prêmio literário francês, o Goncourt, em 1984, com o autobiográfico "O Amante" (adaptado para o cinema por Jean-Jacques Annaud), já era uma das maiores autoras francesas do século.
Filha de professores pobres, mudou-se para Paris em 1932. Durante a Segunda Guerra Mundial deu abrigo a membros da resistência contra a ocupação alemã, foi comunista. Em 1950, estreou na literatura com o romance "Uma Barragem contra o Pacífico".
Escreveu o roteiro de "Hiroshima Meu Amor" (1959), clássico de Alain Resnais, um dos trabalhos que lhe deram projeção internacional. Ao morrer, em março de 1996, deixou cerca de 50 obras publicadas, entre peças de teatro, romances e roteiros de cinema. Jean Mascolo é seu único filho.
Nos últimos 16 anos de sua vida, ligou-se a Yann Andréa, um jovem fã quase 40 anos mais jovem. Mascolo e Andréa disputam, atualmente, na Justiça francesa, o direito de publicação póstuma das obras da escritora.
|