Folha Online
Biblioteca Folha
4. História do Cerco de Lisboa - Textos publicados na Folha

Obra do escritor português soma quatro peças

(publicado em 10/11/2001)

VALMIR SANTOS
Free-lance para a Folha

O segmento teatral na obra de José Saramago --Prêmio Nobel de Literatura em 98-- surge em 79, quando escreve "A Noite".

A história se passa na redação de um jornal de Lisboa, na noite de 24 para 25 de abril de 74, em plena Revolução dos Cravos. Redator veterano opõe-se às idéias conservadoras de seu chefe.

"O Que Farei com Este Livro?" (80), a segunda peça, transforma o poeta Luís de Camões em personagem que retorna das Índias e tenta negociar a publicação de "Os Lusíadas". A ação acontece entre 1570 e 1572.

As demais peças, "A Segunda Vida de Francisco de Assis" (87) e "In Nomine Dei" (93), sintonizam com o romance "O Evangelho Segundo Jesus Cristo".

"A Segunda Vida de Francisco de Assis" coloca em xeque a caridade cristã num mundo baseado na desigualdade. Em espaço e tempo não-definidos, o "santo dos pobres" retorna à terra e se depara com a ordem mendicante que fundou desvirtuada em sua filosofia, agora afeita ao lucro.

Escrita a convite do Teatro de Ópera de Münster, na Alemanha, "In Nomine Dei" aborda o conflito entre católicos e protestantes anabatistas ocorrido no século 16, naquela mesma cidade.

Esta nunca foi representada, mas ganhou versão para ópera no espetáculo "Divara", pelo compositor italiano Azio Corghi.

"A Noite" e "Francisco de Assis" foram montadas duas vezes e "O Que Farei...", uma, sempre na Europa. As quatro peças estão publicadas no Brasil pela Companhia das Letras em dois volumes: "O Que Farei com Este Livro?" (98), que reúne as três primeiras, e "In Nomine Dei" (2000).

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.