Folha Online
Biblioteca Folha
10. Cem Anos de Solidão - Textos publicados na Folha

Contos tirados de uma caixa mágica

(publicado em 11/08/2001)

MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
editora da Folhinha

Se você gosta de histórias fantásticas, com anjos que caem do céu, tem a chance de conhecer aventuras misteriosas, que acontecem em cidades do interior da América do Sul, no tempo de seu bisavô ou tataravô. Elas estão em seis livros da coleção do colombiano Gabriel García Márquez, com ilustrações de Carme Solé Vendrell. Foram publicadas pela editora Record e custam R$ 15,00 cada uma.

Esse escritor é mestre em provocar a imaginação do leitor com situações que parecem saídas de sonhos ou de dentro da caixa mágica da poesia.

Na história "A Luz É como a Água", o narrador fala sobre um reino onde a luz jorrava como a água e podia sair de lâmpadas quebradas. Os donos desse lugar encantado eram os irmãos de sete e nove anos, Joel e Totó, que moravam num apartamento, no quinto andar de uma cidade grande, no número 47 do Paseo de la Castellana.

Quando seus pais iam às quartas-feiras ao cinema, sem desconfiar de nada, os dois passeavam de barco pela casa, navegando entre móveis e objetos em ondas de luz "dourada e fresca".

Essa aventura começou depois que Totó perguntou ao narrador da história "como era que a luz acendia só com a gente apertando um botão". O narrador estava com preguiça de pensar para responder e disse: "A luz é como a água".

Um dia, depois de experiências de mergulho por entre as ilhas da casa, com nadadeiras e pés-de-pato, os garotos pediram aos pais para dar uma festa aos amigos se fossem bem na escola. É claro que eles foram os primeiros da classe.

Essa história foi traduzida por Eric Nepomuceno e tirada do livro "Doze Contos Peregrinos". Como essa, as outras histórias de Garcia Márquez foram tiradas dos livros dele para adultos. Pergunte a seus pais quais os contos mais adequados para a sua idade. Confira nestas páginas alguns contos desse escritor.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.