Folha Online
Biblioteca Folha
15. Pantaleón e as Visitadoras - Textos publicados na Folha

'Pantaleão' ri do militarismo latino-americano

(publicado em 05/10/2002)

INÁCIO ARAUJO
Crítico da Folha

O espectador mais suspeitoso deve optar por "Moulin Rouge" (Telecine Premium, 21h30), de Baz Luhrmann, em detrimento de "Pantaleão e as Visitadoras" (Telecine Happy, 19h45), de Francisco Lombardi.

"Moulin Rouge" dividiu opiniões: há os que o consideram genial e os que o acham um abacaxi solene. Estou na segunda categoria, e, nela, faço parte dos que podem achar prazer num abacaxi, mas não suportam a solenidade.

Passemos pela história simplória (garota do Moulin Rouge se apaixona por um poeta pobre e levanta a ira de seu protetor) --elas são de lei nos musicais. Bem menos aceitável é o aspecto "artístico" da empreitada.

Pode-se alegar que há precedentes para o filme: das extravagâncias de Busby Berkeley às de Minnelli, do barroquismo de Visconti ao de Glauber. Ok, mas Luhrmann sobrecarrega a imagem até a saturação sem nos dizer nada de especial. Ou antes, noves fora o empetecamento, não diz nada nem de não-especial. Parece aqueles filmes das velhas repúblicas, onde o significante era "arte" e o significado idem.

Já "Pantaleão", é um filme peruano, fenômeno em princípio assustador. O fato de ser baseado num romance de Mario Vargas Llosa com certeza ajuda. A atriz principal, belíssima, também.

Mas é sobretudo a simpatia do filme de Lombardi que pode nos seduzir, apesar da fotografia sem-graça. A história diz respeito a um militar caxias chamado a desenvolver um projeto altamente secreto: criar uma rede de visitadoras (leia-se prostitutas) para os quartéis de fronteira, evitando assim as muitas queixas de estupros praticados pelos soldados.

O que interessa aqui, a rigor, é a bem-desenvolvida tensão entre o estapafúrdio da missão e o cego profissionalismo de Panta. Maneira de rir do não-raro sinistro militarismo latino-americano.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.