Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"O Amante" chega às bancas e narra biografia de Marguerite Duras

(22/06/2003)

CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo

As 96 páginas de "O Amante", de Marguerite Duras, fazem deste romance o menor entre os 30 títulos que a Biblioteca Folha leva às bancas até dezembro. A magreza física do livro, que começa a ser vendido hoje, não faz dele um livro magro.

Escrito em tons frios, como um relato de quem espia de longe, o trabalho mais célebre de Duras esconde por trás dessa casca uma passionalidade caudalosa.

Publicado originalmente em 1984, quando a escritora já completava 70 anos como uma autora de boa reputação na França, "O Amante" revela que Duras teve uma adolescência bem mais turbulenta do que seu livro de estréia, de 1950, fazia supor.

Nos dois, a autora leva seus leitores para a Indochina, onde ela nasceu (no hoje Vietnã) e viveu até o início da vida adulta. Mas só em "O Amante" Duras entra com os dois pés nos seus fantasmas: as grandes dificuldades familiares e seu polêmico caso com um chinês uma década mais velho do que seus "15 anos e meio".

Autora de constante interface entre o que viveu e seus temas ficcionais, ela narra como sua relação com o amante sem nome, que a seduziu com sua fortuna (contraposta à miséria por que passava a família de Duras), se aproximava da prostituição. A escritora externa seu desejo pelo homem que a apresentou ao sexo, mas completa: "Digo que o desejo tanto quanto ao seu dinheiro".

Ironicamente, "O Amante" trouxe o grande dinheiro a Duras. Dinheiro, fama, prestígio internacional. Venceu o Goncourt, principal prêmio francês, vendeu mais de 3 milhões de exemplares, deixou o "gueto" de autora experimental para ganhar a massa.

Duras morreu em 96. Deixou de herança as cicatrizes nada magras das 96 páginas de "O Amante".

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.