Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"O Caso Morel" é o próximo título

(13/07/2003)

da Folha de S.Paulo

No próximo domingo, a Biblioteca Folha publica "O Caso Morel", do escritor Rubem Fonseca. É o primeiro título brasileiro da coleção, que incluirá ainda "Angústia", de Graciliano Ramos, "Sargento Getúlio", de João Ubaldo Ribeiro, e "Quase Memória", de Carlos Heitor Cony.

Rubem Fonseca é um dos autores que renovaram a prosa brasileira contemporânea. Neste ano, ele recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa.

O escritor nasceu em Juiz de Fora (MG), em 1925, e vive no Rio de Janeiro desde os oito anos. Formou-se em direito no Rio e estudou administração e comunicação nos EUA. Foi crítico de cinema e comissário de polícia. Arredio à imprensa, nunca dá entrevistas nem se deixa fotografar.

Estreou na literatura com o livro de contos "Os Prisioneiros" (1963). "O Caso Morel", de 1973, é o seu primeiro romance. Traz a história do artista plástico de vanguarda Paul Morel (pseudônimo de Paulo Morais), que é preso por um crime que ele mesmo duvida que tenha cometido.

Na prisão, Morel decide escrever sua história, com a ajuda do ex-delegado e escritor Vilela. As confissões perversas e obscenas de Morel são parte da narrativa do romance, junto com o relato escrito por Vilela, que tenta ao mesmo tempo elucidar o crime. A incapacidade de definir a culpa de Morel faz a riqueza deste livro, considerado um dos principais do escritor mineiro.

Fonseca publicou também "A Grande Arte", "Agosto", Bufo & Spallanzani", "Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos", que se tornaram best sellers no Brasil. Seu livro mais recente é "Diário de um Fescenino".

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.