Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"O Velho e o Mar", de Hemingway, é o título do próximo domingo

(10/08/2003)

da Folha de S.Paulo

"O Velho e o Mar" foi o último romance publicado em vida por Ernest Hemingway. Chegou às livrarias em 1952. No ano seguinte, o livro recebeu o Prêmio Pulitzer, um dos principais da literatura americana.

Em 1954, Hemingway ganhou o Prêmio Nobel. Sete anos depois, em 1961, o escritor americano se suicidou com um tiro de fuzil de caça. Tinha 62 anos.

"O Velho e o Mar", que a Biblioteca Folha publica no próximo domingo, é um livro curto e intenso. É uma espécie de síntese da obra de Hemingway, de sua escrita original e até mesmo de seus impasses existenciais na velhice.

O velho do título é Santiago, um pescador cubano, objeto de gracejo dos colegas porque já não consegue fisgar boa pesca. Ele decide, então, enfrentar sozinho o alto-mar. Captura um peixe, com o qual lutará durante três dias.

"Luta pela sobrevivência, confronto com os limites humanos: 'O Velho e o Mar' é, antes de mais nada, um conto moral. Os temas caros a Hemingway, as questões da honra e do embate entre o homem e a natureza, ganham aqui uma outra dimensão, mais fabular", escreve o diretor Walter Salles, de "Central do Brasil", na contracapa do volume da Biblioteca Folha.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.