Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"Senhor das Moscas" é o próximo livro

(05/10/2003)

da Folha de S.Paulo

A Biblioteca Folha publica no próximo domingo "O Senhor das Moscas", do escritor inglês William Golding, Prêmio Nobel de literatura de 1983.

Lançado em 1954, foi o romance de estréia de Golding. No início, é praticamente um livro infanto-juvenil de aventuras. Aos poucos vai se tornando uma fábula pessimista sobre a condição humana.

O romance narra como um grupo de jovens, depois da queda de um avião, tenta sobreviver numa ilha deserta. No começo, os adolescentes se organizam segundo os princípios da civilização, ao mesmo tempo que desfrutam da natureza e da liberdade.

A descoberta de um tesouro vai corromper a paz em que viviam. Os instintos selvagens tomarão o lugar dos ideais de harmonia. A ilha paradisíaca se transformará num arquipélago do inferno.

"Senhor das Moscas" é a tradução literal da palavra hebraica "Ba'alzebul", que em português significa "Belzebu". É o príncipe dos demônios que finalmente irá reinar na ilha e sobre os jovens.

Golding nasceu em 1911. Em 1935, publicou uma coletânea de poemas. Formou-se em literatura inglesa em Oxford, trabalhou como ator e produtor até tornar-se professor em Salisbury, onde lecionou até 1961.

Publicou também "Os Herdeiros" (1954) e "Queda Livre" (1959), entre outros livros. Em 1980, ganhou o Booker Prize, o principal prêmio literário da Inglaterra. Morreu em 1993.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.