Folha Online
Biblioteca Folha
Notícias

"Quase Memória" é o próximo lançamento

(21/12/2003)

da Folha de S.Paulo

No próximo domingo, com o lançamento de "Quase Memória", de Carlos Heitor Cony, a Biblioteca Folha chega ao 30º e último volume dessa coleção de grandes romances do século 20.

A coleção começou em junho e reuniu obras de Vladimir Nabokov, Thomas Mann, Franz Kafka e Marcel Proust, entre outros grandes autores da literatura.

Em "Quase Memória", Cony combina lembranças pessoais e crônicas públicas da vida no Rio de Janeiro entre as décadas de 30 e 50. Seu próprio pai, o jornalista Ernesto Cony Filho, é o protagonista deste livro que o escritor qualifica como "quase-romance".

Carlos Heitor Cony nasceu no Rio de Janeiro em 1926. Em 1937, entrou para o Seminário Arquidiocesano de São José, o qual deixou em 1945, desistindo da batina. Estreou na literatura em 1958, com o romance "O Ventre".

Durante o regime militar foi preso seis vezes. Em 1971, lançou "Pilatos". Pouco depois, declarou que não escreveria mais romances. Seus livros seguintes serão longas reportagens. A partir de 1983, passou a assinar uma coluna diária na Folha. Em 1995, após 23 anos distante do romance, Cony publicou "Quase Memória".

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.