14. A Revolução dos Bichos - Textos publicados na Folha
Orwell criou Grande Irmão
(publicado em 12/05/1997)
da Reportagem Local
O Grande Irmão (ou Big Brother, do original em inglês) é um personagem do livro "1984", de George Orwell (1903-1950), escritor indiano que se criou na Inglaterra.
O livro, escrito em 1948, retrata um universo ficcional imaginado pelo autor sobre o futuro: no ano de 1984 viveríamos em uma ditadura totalitária, na qual o Estado, pela figura do Grande Irmão, controlaria toda a sociedade.
Grande Irmão, o centro do poder, é uma figura abstrata. Ninguém o conhece pessoalmente, mas todos os cidadãos vêem seu rosto em telões, instalados em locais públicos e nas salas das residências.
Não é possível se esconder do Grande Irmão, pois, por meio de telões, ele também poderia ver seu interlocutor.
Cinema
A história de Orwell chegou ao cinema em duas adaptações. A primeira, em 1956. A segunda, mais conhecida no Brasil, em um filme dirigido por Michael Radford, que foi concluído em 1984, mas exibido no Brasil apenas no final de 95.
Antes de se notabilizar como escritor, Orwell perambulou como mendigo nas ruas de Londres e trabalhou como lavador de pratos em Paris.
Seu primeiro livro, "Down and Out in Paris and London", é de 1933. A fama literária só veio poucos anos antes de sua morte, com a publicação de "1984" e "Animal Farm" (A Revolução dos Bichos), uma sátira ao governo totalitário instalado na Rússia com a revolução socialista.
|