8. Trópico de Câncer
Biografia
do Banco de Dados
Henry Valentine Miller nasceu em 1891, em Nova York (EUA), filho de um pobre alfaiate do Brooklyn, bairro onde cresceu e exerceu diversas profissões --de lixeiro e coveiro a vendedor de livros e empregado da companhia de telégrafos Western Union. Em 1924, larga seu emprego para se dedicar à literatura.
Miller muda-se para Paris em 1930; convivendo com outros norte-americanos voluntariamente exilados, sofre privações econômicas, compensadas para ele pela liberdade moral dos franceses. Torna-se amigo de expoentes da cultura da época, como Anaïs Nin e Lawrence Durrel.
Trópico de Câncer, seu primeiro livro, foi publicado em 1934, em Paris, com ajuda de Anaïs Nin, que também o auxilia na publicação de Primavera Negra (1936) e de Trópico de Capricórnio (1939). Em 1940, a Segunda Guerra obriga Miller a voltar aos EUA. Instala-se, então, em Big Sur, na Califórnia, mas seus livros são proibidos no país, sob acusação de obscenidade.
Foi só na década de 1960, com suas reivindicações de liberdade sexual, que a mocidade norte-americana reconheceria em Miller um grande autor, para não dizer um guia. Sua trilogia autobiográfica Sexus (1949), Plexus (1952) e Nexus (1959) seria liberada em 1964, após uma série de processos judiciais. Henry Miller morreu em 1980, em Los Angeles (EUA).
|