Folha Online
Biblioteca Folha
28. O Fio da Navalha

Leia o texto da contracapa do livro

ELEONORA DE LUCENA
Editora-executiva da Folha

A leitura é fácil. A trama, bem amarrada. Personagens com trajetórias de vida díspares saltitam por continentes, metrópoles, zona rural e montanhas para meditação. Alguns assumem riscos e se transformam. Outros se acomodam e desistem de ousar mudar. Assim é O Fio da Navalha, de William Somerset Maugham. O enredo mostra uma decadente aristocracia européia, abatida pelo trauma da Primeira Guerra. No outro lado, a burguesia norte-americana emergente busca refinamento e luxo. O crack da Bolsa de Nova York, em 1929, faz desmoronar universos de ostentação e embaralha as histórias.

Com esse pano de fundo, um nobre carola socorre uma tradicional família quebrada. Uma rica socialite sofre um choque e vira prostituta. O escritor-narrador une todos os fios da meada com as peripécias do jovem promissor que resolve abandonar o futuro sólido para buscar um sentido para a vida.

É o período de entre-guerras e os personagens se enredam em seus conflitos particulares, materiais e existenciais. Decisões cruciais modificam suas vidas. O mundo já não é o mesmo. Nem eles.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.