|
29. Sargento Getúlio
Ubaldo crava sandálias em SP para autografar mapeamento de si
(publicado em 29/04/1999)
CASSIANO ELEK MACHADO da Reportagem Local
Quando Monteiro Lobato morreu, em 1948, o garoto João Ubaldo Ribeiro sentiu que era sua vez de assumir as aventuras de Narizinho. Dos baixos de seus sete anos, chegou a escrever algumas historietas com a personagem de nariz arrebitado.
Ubaldo já perdeu esses textos, mas essas histórias de sua vida ganham a partir de hoje seu registro até agora mais completo.
É que o escritor baiano crava suas sandálias hoje em São Paulo para autografar o sétimo número dos "Cadernos de Literatura Brasileira", publicação do Instituto Moreira Salles que, semestralmente, faz um amplo apanhado biográfico-literário de algum grande nome das letras nacionais.
O número dedicado a Ubaldo, que acaba de lançar "A Casa dos Budas Ditosos" (Objetiva), um dos principais lançamentos da Bienal do Livro do Rio (leia abaixo), segue o mesmo itinerário dos demais.
O mapeamento do autor de "Viva o Povo Brasileiro" começa com "Memória Seletiva", uma cronologia com 35 momentos que talharam mais profundamente a carreira do escritor.
"Confluências" é a seção na qual personagens que cruzaram com a vida de Ubaldo (como o cineasta Cacá Diegues e a escritora Paloma Amado) descrevem como foram essas "pororocas". Em seguida, 24 páginas registram uma entrevista feita durante seis horas no apartamento do escritor no Leblon (RJ).
Uma declaração de amor à ilha "de quadris preguiçosos" em que nasceu, Itaparica, é o texto inédito da revista, acompanhado por ensaio fotográfico de Eduardo Simões. Por fim, há uma sequência de reproduções de páginas da única cópia remanescente dos originais de "Viva o Povo Brasileiro", uma seção com três ensaios sobre Ubaldo e o "Guia João Ubaldo Ribeiro", listagem com todas as suas obras e com sua fortuna crítica.
Revista: Cadernos de Literatura Brasileira -João Ubaldo Ribeiro
Lançamento: Instituto Moreira Salles (011/867-4077)
Quando: hoje, a partir das 19h
Onde: Espaço Unibanco de Cinema
Quanto: R$ 18 (148 págs., papel cuchê)
|
|
Sinopse
Biografia
Contracapa
Textos publicados na Folha
Trechos
Livro da semana
Livro anterior
"Sargento Getúlio" Lançado: 21/12
|