Folha Online
Biblioteca Folha
11. O Velho e o Mar - Textos publicados na Folha

Sai último inédito de Hemingway

(publicado em 29/08/1998)

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
de Washington

O último livro inédito de Ernest Hemingway será lançado no ano que vem, no que já é definido como um dos mais badalados eventos literários do final do século.

Trata-se de romance semi-autobiográfico, produzido a partir das experiências do segundo safári africano da vida do autor, em 1953 e começo de 1954, no Quênia.

Hemingway trabalhou animadamente no texto durante dois anos. A partir de 1956, outros projetos e problemas pessoais (a saída apressada de sua casa em Cuba após a revolução castrista e a depressão que o levou ao suicídio em 1961) o forçaram a abandonar o romance, que permanece inacabado.

O manuscrito, que havia ficado para trás em Cuba, foi recuperado, junto com outros objetos, pela viúva Mary, graças a uma extraordinária ação conjunta dos presidentes John Kennedy e Fidel Castro. Em 1963, Mary doou todos os documentos do marido à Biblioteca Kennedy.

Lá, o romance africano ficou mais ou menos esquecido nestes 35 anos. Em 1971, a revista "Sports Illustrated" publicou alguns trechos, as descrições de caçadas e pescarias. Alguns foram incluídos numa antologia de Hemingway editada em 1974.

Agora, o segundo filho do escritor, Patrick, resolveu publicar uma versão que ele mesmo fez dos originais do pai. Patrick Hemingway, 70, um historiador da arte, cortou o texto pela metade e vai colocá-lo no mercado em tempo para as comemorações do centenário do nascimento de seu pai, no dia 21 de julho de 1999.

"True at First Light" (Verdade à Primeira Luz) provavelmente chamará mais a atenção do público pelas sugestões que faz de detalhes da vida pessoal do autor do que por seus méritos literários.

Foi quase sempre assim com Hemingway: o homem era maior do que a obra. Sua fama, extraordinária mesmo entre os grandes gênios da literatura, se devia mais à persona carismática do que ao valor dos livros que foi capaz de produzir.

Hemingway teve enorme influência sobre o jornalismo e a literatura neste século, em especial no conto. Mas sua importância foi quase apenas estilística, devida a seu texto limpo, econômico, objetivo. O conteúdo dos livros de Hemingway quase sempre é ralo, limitado. Os temas se repetem: guerra, violência, aventura, o corpo como fonte de dor e prazer.

"True at First Light" parece ser exatamente isso: um narrador relatando as suas peripécias de cinco meses na África, entre leopardos, lagos e culturas primitivas.

Um dos pontos centrais da trama é a bigamia do narrador nesse período. Alguns biógrafos acham que o incidente ocorreu de fato na vida de Hemingway, em sua passagem pela África em 1953/1954.

No livro, o narrador, como Hemingway, viaja com sua mulher (Mary, a quarta) e se casa com uma nativa (chamada, no romance, de Debba). Há indícios de que, de fato, às vésperas do Natal de 1953, quando Mary Hemingway se ausentou do safári para fazer compras em Nairobi, o escritor consumou o ritual de casamento com uma moça de 18 anos da nação Wakamba e chegou a dizer a amigos que iria ter um filho africano.

Mas alguns biógrafos dizem que essa história era apenas uma das muitas bravatas com que Hemingway mantinha vivas as lendas que circulavam a seu respeito.

Não há dúvidas, entretanto, de que o safári foi cheio de emoções para o casal Hemingway. Ernest e Mary chegaram ao Quênia no meio da insurreição da nação Kikuyu contra o governo central (conhecida como a revolução Mau-Mau). Com eles, estavam Patrick Hemingway e os amigos Philip e Richard Percival.

Em janeiro de 1954, o casal sofreu um acidente aéreo, foi resgatado por um barco no rio Nilo e, quando decolava para Uganda, o avião em que estava se incendiou.

Aventuras suficientes para nenhum fã de Hemingway reclamar.

Livro da semana

Livro anterior

"Sargento Getúlio"
Lançado: 21/12


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.