12. A Consciência de Zeno
Biografia
do Banco de Dados
Italo Svevo, pseudônimo de Ettore Schmitz, nasceu em 1861, em Trieste (cidade italiana que, à época, pertencia ao Império Austro-Húngaro). Em 1880, devido a dificuldades financeiras, abandona os estudos para trabalhar em um banco. Seus dois primeiros romances - Uma Vida (1892) e Senilidade (1898) - passam despercebidos do público e da crítica.
Em 1907 começa a ter aulas de inglês com o escritor James Joyce, de quem fica amigo. Em 1915, a guerra força Svevo à ociosidade e ele volta à literatura. A descoberta de Freud tem profundo efeito sobre ele - e sobre sua ficção.
Grande admirador de seus dois primeiros romances, Joyce encoraja Svevo a escrever. Em 1923, ele publica A Consciência de Zeno, outro livro que sai sem maior repercussão - até Joyce passar o romance a dois críticos franceses (Valéry Larbaud e Benjamin Cremieux), que promovem sua publicação na França e tornam Svevo famoso.
Ele trabalhava na continuação de seu maior romance quando, em 1928, sofreu um fatal acidente de carro em Motta di Livenza (Itália).
Além dos livros já citados, Svevo é o autor de Uma Farsa Bem-Sucedida (1928) e de um volume de contos, publicado postumamente, A Novela do Bom Velho e da Bela Mocinha (1930).
|